Bem Vindo

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"Os humilhados serão exaltados"... é ?



Lucas 18; 10

"Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: 'O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.'
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: 'O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!'
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."

 É triste que muitas pessoas só peguem esses versículos e resumem em " Os humilhados serão exaltados".  E sempre que dizem isso é com um tom de vingança. Alguem errou com você ai você olha com raiva e diz "Os humilhados serão exaltados!" isso é a mesma coisa que dizer "Vai ter volta !". Como se Deus aprovasse vingança. Aliás esse texto nunca falou que "os humilhados serão exaltados" e nenhum outro texto da minha bíblia diz isso e na sua ? Lógico que não ! Essa frase deturpa as palavras de Jesus. 

Porque está escrito  "...qualquer que a SI MESMO se humilha será exaltado"  e não "Qualquer que ALGUÉM humilhar será exaltado" Você pode achar que não, mas isso muda todo o sentido das palavras de Jesus, meu amigo !

Vamos lá: Para entender essa frase temos que entender o que significa se humilhar. Um de seus significados é "Mostrar-se humilde". E é exatamente isso que Jesus queria nos passar ! Precisamos ser humildes, precisamos muito disso nos dias de hoje ! Humildade! E Jesus diz isso em outras passagens como em Mateus 5; 3
 "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus"

Mas então, porque as pessoas, principalmente os líderes religiosos, mudaram tanto as palavras de Jesus ? Para falar para seus fiéis o que eles querem ouvir ! Isso é um absurdo ! Não se trata mais de ensinar o que Jesus fazia ou disse e sim de falar o que queremos ouvir ! 
Até eu mesmo, quando não tinha aberto meus olhos e alguém errava comigo eu dizia no pensamento "Ah é?! Os humilhados serão exaltados!" com um tom totalmente arrogante. Quando na verdade o que nós precisamos fazer quando alguém erra conosco mesmo quando temos a razão é ?
O seu pastor não te ensinou isso ? TEMOS QUE PERDOAR meu querido! PERDOAR !

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15)

Que a graça de Deus seja com você !


Lukas Rodrigues
[de minha autoria]

3 comentários:

  1. essa leitura foi mt esclarecedora, eu fazia extamente isso ae. se eu me sentia injustiçada eu falava:"tem nada nao os humilhados serao exaltados" com um sentimento de vingança no coraçao, tipo querendo que a pessoa fosse humilhada. agora sim eu entendi o sentido da frase. mt obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém ! Que bom poder ajudar a esclarecer algumas coisas. Espero que mais pessoas possam ver e entender. Deus abençoe.

      Excluir
  2. sofremos muitas humilhações mesmo, mas cabe somente a Deus julgar e nao a nós...Ele sabe a hora certa de nos exaltar! Amém

    ResponderExcluir